sexta-feira, 17 de julho de 2009

PASSOS MANUEL EM GUIFÕES?








Permitam-me discordar.
A estátua de Passos Manuel, que se prevê ser apeada do local para passagem de mais uma linha do metro, deverá permanecer em Matosinhos, em local a escolher.
Não é que me repugne a sua recolocação em Guifões. Se essa for a decisão final, aceitá-la-ei e não mais falarei no assunto.
No entanto, a verdade é que não foi essa a vontade de quem a eriguiu, nem das gerações posteriores.
Como é sabido, o primeiro local onde esteve instalada foi na antiga alameda, conforme se pode ver claramente na imagem do cabeçalho deste blog.
Com as demolições para a construção da doca n.º 1 foi transferida para onde hoje se encontra, e não para Guifões, como seria de esperar.
Assim, julgo que se deve respeitar a (presumível) vontade dos promotores da homenagem e manter o conjunto escultórico nos limites da cidade de Matosinhos. Porque não, por exemplo, na rotunda frente á doca que dá acesso á ponte móvel, virada para Guifões, a exemplo do que quiserem os seus amigos e contemporaneos, com a vantagem de ficar muito perto do primitivo local onde foi instalada? Ou na rotunda da palmeira, no acesso á Igreja?
São meras sugestões.
Entretanto, vão apreciando esta belíssima imagem da estátua do Passos Manuel na antiga alameda, ladeada pelos bancos em ferro oferecidos pelo Conde Alto Mearim, depois transferidos para o parque Basílio Teles e que, recentemente, por ocasião de obras de beneficiação do parque, levaram sumiço, julgo que para sempre.

1 comentário: